NOSSA HISTÓRIA

WhatsApp Image 2020-07-22 at 10.49.26.jp

No dia 22 de Novembro de 1994 tomava vida o Colégio Niterói, realização de um sonho do educador-professor de Matemática José Maria Vicente e da sua esposa Maria das Graças Vicente, educadora e professora de Língua Inglesa. Ambos acreditavam que a zona norte merecia uma instituição de ensino que ajudasse a minimizar as diferenças sociais através de uma educação acessível e de qualidade.

A escolha do nome da escola foi uma demonstração do caráter visionário do professor José Maria. Ele entendia que sua escola teria que ter uma forte ligação com sua querida cidade e também com o bairro da Engenhoca onde sua família viveu tanto tempo, reforçando ainda mais os laços. D. Maria das Graças já havia tido uma escola de Educação Infantil: O Coelhinho Feliz e tudo confabulava para o nascimento da nova escola.

O início foi desafiador e as dificuldades enormes, mas com perseverança e tomados pela certeza de que estavam criando algo que mudaria completamente suas vidas e as vidas daqueles que viriam a acreditar nesse sonho, enfrentaram todos os obstáculos e o Colégio Niterói tornou-se uma realidade.

WhatsApp Image 2020-07-22 at 10.49.25.jp

Seu Zé dizia que sua escola formaria cidadãos solidários para um mundo mais justo, porém o que não pôde ver acontecer foi sua escola tornar-se uma instituição respeitada que fez e faz a diferença na vida de seus alunos.  Hoje, comandada por seus filhos e esposa, tornou-se mais que uma instituição de ensino, o Colégio Niterói é uma Família e tem o compromisso de formar cidadãos para um mundo melhor.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

IMG_8022.HEIC

EDUCAÇÃO INFANTIL

O primeiro contato da criança com a escola é um momento preciso. É quando começam a entender o mundo, antes mesmo de ler e escrever. Atrás de cada brincadeira, cada atividade educativa, está o resultado de um aprimoramento constante e uma atualização pedagógica por parte não só dos professores, como também dos auxiliares e funcionários, que não abrem mão de reconhecer as necessidades e características de cada criança, individualmente.

IMG_6004.HEIC

ENSINO FUNDAMENTAL

Neste nível de ensino, o aluno adquire conhecimento sobre a realidade física, social, política, tecnológica, artística e espiritual. O desenvolvimento do raciocínio e da construção do senso crítico é priorizado através da resolução e análise de problemas envolvendo situações da vida cotidiana.

ENSINO MÉDIO

IMG_8163.HEIC

Nas três séries desta etapa de ensino, o aluno desenvolve habilidades cognitivas por meio de atividades teóricas e práticas na busca da formação de competências para entrada no mercado de trabalho. O aluno é preparado para o ENEM e vestibulares através de aulas e avaliações diferenciadas.